sábado, 5 de março de 2011

Os jogos atuais fazem sentido para você?


Com o avanço da indústria de games nós temos cada vez mais jogos sendo lançados em um curto espaço de tempo. Isso engloba até grandes franquias que estão começando a ser praticamente anuais. Mas, no meio desta chuva de jogos, todos fazem sentido pra você?
Segundo David Cage, co-fundador dos estúdios Quantic Dream, estúdio que ganhou fama com títulos como Heavy Rain, os jogos de hoje em dia “não fazem sentido”.
Cage tem uma visão artística bem peculiar sobre os videogames e, durante um discurso na GDC, ele foi bastante crítico e apontou diversos problemas nos jogos atuais.
O que você faz na maioria dos jogos? Atira, mata, vai destruir alguma coisa fazendo uso da violência. Ou então você salta sobre as plataformas, sobe, corre, executa movimentos físicos. O resultado é que os jogos são geralmente absurdos e emocionalmente limitados. Não pode dar sentido a um jogo onde o herói só pode disparar ou saltar em plataformas.
Cage pensa deste modo já faz um bom tempo e em toda oportunidade que tem de realizar algum discurso ou palestra sobre games, o produtor tenta passar essa sua visão para os outros desenvolvedores.
Ele também informou que 72% de todas as pessoas no mundo que compraram o game Heavy Rain, já o finalizaram. Cage também aproveitou para fazer um apelo aos produtores para que tentassem ser mais criativos e arriscassem mais com os seus jogos.
Queríamos oferecer várias interações por uma razão muito simples: Não sei como contar uma boa história se o personagem principal apenas corre e atira.
Acho que não existe uma boa história a ser contada quanto você apenas pode fazer isso. Precisamos encontrar uma maneira de mudar isso, permitir ao nosso herói fazer aquilo que queremos.
Claro que as consequências de querer mudar tudo isso é que você precisa experimentar novos paradigmas. Precisa correr riscos. Precisa correr o risco de errar, porém que você erre tentando.
Heavy Rain é um jogo que mostra claramente a visão de Cage, no que diz respeito a “arriscar” e criar novos paradigmas. O jogo foi muito bem recebido e inovou em diversos sentidos. Porém esta é uma discussão complexa. Será que todos os jogos realmente precisam fazer sentido?


Nenhum comentário:

Postar um comentário