Uma das celebridades relâmpago do momento no mundo dos jogos certamente é o Markus “Notch” Persson, criador de Minecraft, e se você acessa diversos sites sobre jogos, na internet, certamente já ouviu falar sobre o jogo.
Este game foi produzido inteiramente por Persson, e o tornou um homem rico da noite para o dia. O jogo conseguiu render cerca de US$ 15 milhões ao seu criador. Minecraft explora um mundo feito completamente de blocos de um metro cúbico e o jogador deve coletar recursos e sobreviver conforme o tempo passa. Em uma recente entrevista à Edge, Persson falou um pouco sobre o assunto pirataria.
É bem provável que a maioria dos produtores não concorde com o ponto de vista de Persson, já que segundo ele, a pirataria não é a mesma coisa que roubar.
A pirataria não é roubar. Se roubas um carro, o original está perdido. Se você copia um jogo, simplesmente existe mais um no mundo.
Uma análise mal feita significa vendas perdidas? E uma data de lançamento errada?
Bem, pensando desta forma, qual seria a solução de Persson aos produtores, para tentar lutar contra a pirataria? Persson acha que uma solução online é totalmente viável.
Tratem a produção dos jogos como um serviço. Façam um jogo que dure mais do que apenas uma semana. Não se pode piratear uma conta online.
Será que a visão de Persson está certa?
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