O Kinect, sensor de movimentos do videogame Xbox 360 que capta os movimentos dos jogadores e dispensa o joystick, poderá no futuro usar a linguagem corporal dos usuários para sugerir anúncios "sob medida" para eles.
De acordo com um pedido de patente feito nos Estados Unidos, o sistema do Kinect, que basicamente usa uma câmera para mapear o corpo do jogador. Neste processo, ele utiliza uma série de cálculos matemáticos para fazer estes movimentos interagirem com os games, e é justamente esta informação que pode ser útil para outras aplicações, como de anúncios personalizados.
De acordo com a patente, a captura de movimentos pode ser usada para dar um retorno às agências de publicidade sobre a reação dos espectadores sobre um determinado anúncios - se eles gostam ou não -, podendo oferecer propagandas que seriam específicas para os usuários.
A patente afirma que a tecnologia seria um "método implementado pelo computador que determinaria os estados emocionais dos usuários que recebem anúncios em dispositivos". Monitorando a atividade on-line do usuário neste período durante um período de tempo e processando este período, seria identificado "um comportamento padrão, diferente para cada pessoa baseada nas reações delas ao conteúdo e assinalando um estado emocional quando em determinados anúncios".
Um exemplo citado pelo site "Digitaltrends", é que, o gamer está assistindo a um anúncio no Xbox 360 e ele mostra um produto que o agrada. Logo, ele esboça um sorriso que é identificado pelo Kinect e esta informação é analisada, processada e enviada para a Microsoft que, em vez de enviar um anúncio qualquer, envia um que tem maior possibilidade de agradar o espectador e de fazer o produto ser consumido.
Já o site da revista "New Scientist" afirma que a Microsoft usaria um serviço similar para indicar games específicos para o gosto do usuário, mas o sistema não foi lançado no mercado.